O que faz do Espaço CoWork o melhor lugar para trabalhar?

fabio

Quando decidimos criar o negócio próprio, toda decisão precisa ser pensada com calma. A escolha do local de trabalho é um desses momentos difíceis, quando uma decisão errada pode levar a muita dor de cabeça futura.

Com a popularização de trabalhos que podem ser realizados online e profissionais buscando cada vez mais lugares alternativos para trabalhar, opções como o coworking, escritório virtual e home office ganham visibilidade.

Mas como decidir qual alternativa é a mais adequada a cada perfil?

Para ajudar a resolver essa questão, elaboramos este guia.

Home office
O home office é a solução mais simples e barata para aquelas pessoas que não querem mais trabalhar dentro de um escritório tradicional o dia inteiro ou simplesmente decidiram começar um negócio paralelo ao emprego.

Questões como flexibilidade de horário, possibilidade de ter acesso a televisão, sofá e cama para fazer intervalos, além da economia em tempo são os principais atrativos. A dificuldade fica nos aspectos mais comportamentais, já que não é fácil seguir a rotina de trabalho com tantas opções de conforto disponíveis.

Vantagens:

Sem trânsito
Com um home office você levanta, anda alguns passos e já está no ambiente de trabalho. Não é necessário utilizar transporte público lotado, pegar engarrafamentos, gastar com gasolina e manutenção do carro, nem estacionamento. O tempo gasto com o deslocamento também é economizado. Estima-se que na cidade de São Paulo mais de 5,5 milhões de profissionais perdem cerca de 2h21 por dia para chegar ao local de trabalho. Já pensou no que pode ser feito ganhando duas horas diariamente? Na rotina de uma pessoa que trabalha de segunda a sexta-feira, é como se você ganhasse 47 horas para fazer o que quisesse, o que é mais de uma semana de trabalho para quem cumpre 8h diárias.

Roupas mais informais
O código de vestimenta das empresas pode incomodar muito os funcionários. Principalmente no verão, usar terno e gravata (ou uma calça jeans que seja) não é muito confortável. Trabalhando em casa, você pode usar a roupa que quiser ou não usar nenhuma roupa. É preciso ter apenas dois cuidados. O primeiro é que em reuniões por videoconferência não pega bem vestir pijama. O segundo é que muitas pessoas precisam se vestir como se fossem sair de casa para sentirem que começaram a trabalhar. Nesse caso, roupas mais confortáveis podem fazer você associar o momento em casa com lazer.

Alimentação mais saudável e barata
Por mais que seja possível manter uma alimentação saudável no trabalho fora de casa com marmitas e restaurantes naturais, é muito mais fácil e econômico cozinhar sua própria comida. Para que a preparação da refeição não interfira na sua produtividade, vale a pena dedicar um momento no final de semana para deixar preparadas todas as refeições e só esquentá-las na hora do almoço. Outra possibilidade é prever este momento na agenda como um momento de relaxamento no meio do expediente e utilizar a cozinha como uma oportunidade para mudar o foco.

Possibilidade de cuidar melhor dos filhos ou PETs
Algumas empresas e alguns coworkings já permitem que os funcionários levem os filhos (às vezes, os de 4 patas) para o escritório. Mesmo assim, pode não ser saudável para uma criança pequena ficar sendo transportada de um lado para o outro. Estando próximo deles, você pode acompanhar a alimentação e aproveitar a companhia sempre que quiser.

Economia com aluguel, instalações e manutenção
Como você não tem a obrigação de sair todos os dias de casa, dá para economizar um pouco com transporte público. Além disso, a estrutura base do seu espaço de trabalho já está lá. Você tem um teto e provavelmente luz e internet já garantidos e pagos.

Considere com atenção:
Economia com aluguel, instalações e manutenção
Ao mesmo tempo, trabalhar em casa aumenta alguns custos, principalmente o da energia elétrica. Se você mora em cidades muito quentes no verão, é provável que queira utilizar o ar-condicionado para trabalhar confortavelmente. Isso gera uma mudança radical na conta de luz. Outros custos indiretos também começam a aparecer. Talvez você precise de uma cadeira mais confortável, uma mesa mais espaçosa. De repente também melhorar o plano de internet para dar conta das videoconferências sem deixar o cliente na mão.

O problema da concentração
Por mais que todos os elementos que citamos até agora sejam maravilhosos, o mais difícil para quem trabalha em home office é manter a concentração. Imagine que você tem um projeto difícil para entregar, e o seu bichinho de estimação direcione a você aquele olhar pidão. Impossível resistir. E se o tempo para preparar a refeição é alongado quando você descobre uma possibilidade nova de receita? E aquelas sonecas que ajudam a deixar revigorado, mas que passam de 20 minutos para 2 horas? Em um lugar com tantos estímulos conhecidos, nos acostumamos a entender a casa como um espaço de diversão e relaxamento.

Qual é a hora de parar de trabalhar?
Se mesmo trabalhando em uma empresa tradicional é difícil resistir a ler aquele e-mail que chega às 21h, imagina morando no seu escritório? Além disso, quando o trabalho tem hora fixa para terminar é mais difícil continuar trabalhando por longos períodos. O caso se torna ainda mais complicado quando você é freelancer e tempo, literalmente, significa dinheiro. Quando mais produz, mais ganha. A rotina funciona melhor quando você pode ter um cômodo separado para o home office e organizar sua rotina de forma que as pessoas que moram com você respeitem o horário de trabalho. Com isso, estabelecer as horas de início e término fica mais viável.

A hora do cafezinho nunca mais será a mesma
Por mais que a rotina de escritório às vezes seja muito cansativa, também é fato que é lá que conhecemos pessoas, fazemos amigos e muitas vezes iniciamos relacionamentos. É na hora do cafezinho que batemos aquele papo divertido com os colegas do outro setor e combinamos o churrasco de fim de ano da empresa. Abrir mão desses 15 minutos de papo furado com os colegas às vezes é mais difícil do que parece.

O problema da manutenção
Se a sua internet cai, o vizinho decide fazer obra, ou a campainha não para de tocar, isso tudo é sempre problema seu, não do seu cliente. Trabalhar em home office é também fazer um esforço contínuo para que tudo sempre esteja funcionando em perfeito estado e não atrapalhe seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *